Menstruação e pilula do dia seguinte, Mais de 50% das mulheres que utilizaram a pílula do dia seguinte não tiveram seu ciclo menstrual alterado.

Menstruação e pilula do dia seguinte

Tomar pílula do dia seguinte atrasa menstruação em 28% dos casos. Esse atraso varia geralmente de três a sete dias para antes ou depois, em 15% dos casos; e para mais de sete dias em 13%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a maioria das mulheres não tem atraso menstrual após a utilização do produto, 57%.

O uso repetitivo do método de emergência pode acentuar os transtornos menstruais e dificultar o reconhecimento da fase em que o ciclo e o período de fertilidade se encontram. Ainda de acordo com a OMS, a pílula do dia seguinte não é o único contraceptivo que pode causar modificações na menstruação. O DIU e os injetáveis também podem induzir a um sangramento irregular.

O Ministério da Saúde informa que a pílula não induz ao sangramento após o uso (pílula dia seguinte sangramento), portanto não deve ocorrer nenhuma alteração na administração da pílula do dia seguinte na menstruação. Porém na bula do Pilem, do Postinor e de outros afirmam-se que existe a possibilidade de ocorrer um sangramento irregular ou mesmo, um sangramento pontilhado após a utilização do medicamento.

Também não há problema de ministrar no período de menstruação e pilula do dia seguinte. Os fabricantes declaram que o mecanismo de ação do contraceptivo age independente do período /ou fase do ciclo menstrual (pilula dia seguinte ciclo menstrual) em que a mulher se encontra.

Outra advertência dos fabricantes é a questão da confusão que se faz com relação ao número relações sexuais que são protegidas com a administração da pílula. Eles informam que o método não protege para risco de gravidez que tenham ocorrido antes do período para o qual foi indicado, e nem protege para as relações sexuais realizadas depois da utilização do produto.

Especialistas indicam as pacientes a procurarem seus médicos em caso de atrasos superiores a uma semana, ou em casos em que acontecer sangramentos irregulares longos (pilula dia seguinte menstruação). Afinal, queridas leitoras é melhor saber logo se o método funcionou ou não, ele é eficaz, mas não 100%. Ficar calma e com a consciência tranquila é a melhor atitude para essa hora.

Pílula do dia Seguinte

As informações aqui encontradas são públicas e retiradas da própria internet, não comercializamos nenhum dos medicamentos citados e não incentivamos seu uso. Antes de consumir qualquer medicamento você deve consultar seu médico.